Eunice Maia X Companhia – Desafio #5: Vamos fazer um pano de algodão encerado?

Lembro-me tão bem de a minha avó envolver as marmitas que seguiam para o campo em panos e de os usar também para tapar recipientes com comida ou para conservar alimentos por mais tempo. Eram (e são) dois truques ancestrais, cheios de história, que podemos resgatar do passado para preservar os alimentos e reduzir o desperdício na cozinha. No último post falávamos do frigorífico, como acondicionar os produtos e prolongar-lhes a vida. E que tal inspirarmo-nos neste exemplo bonito das nossas avós? Hoje vamos pôr as mãos na “massa”, quer dizer, “no pano” 🙂 e fazer panos encerados, uma alternativa mais sustentável à convencional película aderente, que não é reciclável. É uma receita muito fácil e bem gira para fazer com os miúdos, em família.

 

– Eunice Maia

 

Com poucos ingredientes (resto de tecido – pode ser uma antiga t-shirt, por exemplo, e cera – de uma vela natural, cera de abelha ou cera vegetal) e com a ajuda de um ferro de engomar ou forno, vamos obter um pano impermeabilizado, moldável e multifacetado.

Podemos utilizá-lo depois de diversas formas:

  • para embrulhar sanduíches e lanches;
  • para preservar legumes e frutas já cortados;
  • para proteger recipientes ou restos de alimentos no frigorífico;
  • para embrulhar o pão;
  • para embrulhar presentes.
  • É muito simples de usar: basta usar as mãos e o calor gerado permitirá que o tecido seja moldável. É reutilizável (dura mais de um ano) e o único cuidado que devemos ter é lavá-lo em água fria com sabão neutro e não o colocar em contacto com comida quente, carne e peixe.

A propósito de panos encerados, partilhamos duas inspirações: um projeto nacional, criado pela Mariana Garcez, a @ladybee_foodstroage , fruto do seu compromisso com redução do desperdício alimentar, e o vídeo com o passo a passo da Sofia Cotrim @sofiacotrim_mundo, que partilhou no seu programa na @sicmulher um tutorial para tornar ainda mais fácil a realização desta atividade.